quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Níveis do sistema de saúde

Não tem nada haver com medicina especificamente é simplesmente questão de gestão, é dessa forma que administradores com pós graduados em gestão em saúde estão sendo preparados para o enfrentamento da situação caótica do sistema de saúde brasileiro.

O primeiro nível, atenção a saúde, segundo nível o cuidado ambulatorial de especialidades, terceiro, os serviços de diagnóstico e de terapia, os serviços de emergência e os hospitais.
Todos os problemas de saúde são tratados e podem ser evitados no primeiro nível, inclusive dizem os estudiosos que cada unidade monetária gasta em saúde preventiva poupa outras três ou quatro unidades monetárias na saúde curativa, o destaque para esse nível inicial é valor dos recursos humanos, nesse nível a falta de comprometimento e a má qualidade do material humano começa a prejudicar todo o sistema.

Cuidado ambulatorial de especialidades nesse nível os profissionais são generalistas e tendem a resolver 80% das demandas, nesse nível o numero alto de pacientes são decorrentes do mau serviço prestado pelos profissionais do primeiro nível, outro aspecto que vale ressaltar e que ainda não é necessário estruturas complexas para tratamento do paciente, o pleno funcionamento nessa etapa serviria ainda para desafogar os níveis seguintes da estrutura dos sistemas de saúde.

Serviço de Diagnóstico e de Terapia nessa fase os pacientes já necessitam de exames mais detalhados que engloba anatomia patológica e diagnóstico por imagem, a característica desse nível e a inacessibilidade da maioria dos pacientes é o uso indiscriminado por profissionais de saúde, essa fase faz a ligação do nível ambulatorial com os hospitais.
Os hospitais recebem os pacientes depois de cumprido o ciclo, pelo menos isso seria o ideal, ocorre que a cultura da população faz com o paciente procure o hospital já no primeiro sintoma de resfriado ou no primeiro pico de pressão causando as filas e o mau atendimento para os que realmente têm que ser tratados em hospital.

Serviços de emergência devem ter tratamento diferenciado, nesse caso o paciente não cumpriu e nem deve cumprir o ciclo e o cuidado deve/tem que ser imediato, a tendência é o paciente ser levado para centros especializados onde o recurso é maior, por conta disso, creio eu, o governo fomentou o serviço de assistência móvel de urgência – SAMU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário