segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Água, Água

A prefeita está deixando que a sua administração seja conduzida pela emoção, basta ver a conduta em relação a um problema que sem dúvida nenhuma é dos mais urgentes a Água de São Miguel do Guama.
Para enfrentar uma situação importante é preciso ter responsabilidade em todos os aspectos, sobretudo com a população que é a que menos tem culpa e a que paga o “preço” mais alto.
Muito se fala da falta da empresa detentora da concessão e da agência reguladora em uma reunião onde não se resolveria nada e que só serve para alguns usarem como trampolim político, pois bem, e a prefeita estava na reunião? Não estava. O abastecimento de água, de acordo com um assessor da prefeitura já recebe mais atenção do que devia por parte da prefeita. Por que a prefeita não foi à reunião?
Tive acesso a vários ofícios, protocolizados na prefeitura enviados pela agência reguladora, sabem quantos foram respondidos pela administração municipal?  Quem respondeu nenhum acertou. Pode até não ser a intenção da prefeita e da sua administração, mas essa situação configura um quadro de absoluto descaso com uma situação urgente e que todos os anos é potencializado nessa época em que o verão atinge o ápice.
Quem leu o contrato de concessão sabe que existe uma cláusula que prevê um seguro altíssimo tendo como beneficiário o município de São Miguel caso a empresa deixe de cumprir o acordado, o prefeito anterior foi comunicado da inexistência do seguro pela agência reguladora oficialmente e não tomou nenhuma providência, a prefeita está no cargo a mais de um ano e também não tomou providência.
Os repasses legais da Agência reguladora para sua manutenção estão com mais de seis meses de atraso, a prefeita orientada por sua assessoria contábil não realiza os repasses regularmente, não funciona fazer que administra, é preciso administrar de fato, cumprir com as obrigações e cobrar deveres, na questão do abastecimento de água a prefeitura não cumpre com suas obrigações e fica ruim cobrar deveres.
Tenho certeza de que se o discurso da prefeita em campanha eleitoral fosse: “no tempo do seu Guilherme aconteceu isso, então...” ou “o nenê deixou de fazer não sei o que, por isso....” com certeza os guamaenses não teriam escolhido para administrar o município, a municipalidade tem vários problemas esse é somente mais um, na hora em que o gestor é investido no cargo os mesmo passam a ser seus e deixam de ser de A ou B.
Está ruim com a empresa atual? Quer ver ficar duzentas vezes pior? Deixa a prefeitura assumir o serviço. Tínhamos em torno de 2000 ligações e no ano passado ainda na gestão anterior o numero já tinha dobrado, se voltar para a prefeitura essas pessoas vão deixar de pagar suas contas e a prefeitura terá que pagar a conta de energia todos os meses, o executivo com certeza utilizará o serviço para abrigar os “seus” ou para conseguir apoio no legislativo.
Não sei se os senhores já ouviram falar na “zona de conforto”, os envolvidos na questão da água precisam sair da zona conforto e ir para o sacrifício, lutar, enfim... Resolver a questão, e dá pra resolver, basta encarar o problema.
No ano que vem vamos ter eleição novamente, os eleitores vão dizer nas urnas se a conduta de transferir responsabilidades e se esconder dos problemas é a correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário