terça-feira, 1 de novembro de 2011

Diagnóstico Sistema de Saúde

Um amigo perguntou-me o que fazer ao assumir um sistema de saúde em situação caótica, comecei dizendo-lhe que para começar devemos fazer um diagnóstico da estrutura existente para somente então começar a traçar o planejamento.
Para fazer um diagnóstico precisamos fazer o levantamento de Recursos, Financiamento e Gestão.
Recurso, levantar o que o sistema possui de equipamentos, insumos, materiais médicos cirúrgicos, pessoal e informação, fundamentalmente para saber o que podemos oferecer e o que precisamos adquirir para poder oferecer e a viabilidade de tal serviço, nesse ponto o diagnóstico aproxima-se bastante da administração privada, por que o que não é viável pode ser referenciado, para ilustrar, temos caso das ressonâncias magnéticas de São Miguel que uma demanda altíssima, sobretudo nos casos de “coluna”, comprar um aparelho para realizar ressonâncias além do alto custo muito elevado o mesmo ficaria ocioso.
Financiamento, nesse item são levantados os recursos monetários disponíveis para o financiamento, suas origens, alocações, datas, fontes. Precisamos saber quanto poderemos gastar , onde gastar e quando gastar.
Gestão, aqui precisamos avaliar a capacidade do governo enquanto estrutura organizacional de articulação entre os vários níveis e a capacidade resolução de demandas existentes e as eventuais.
Uma estrutura que não procede dessa forma, com certeza está caminhando no escuro, não sabe onde está o “gargalo” que emperra todo o sistema.
Adm. Panagiote Sotirakis
CRA 11437 AP/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário