domingo, 8 de janeiro de 2012

Classificação ABC

Olhem que rotina legal aprendi na disciplina atual (gestão e logística em saúde) da minha pós graduação, vou compartilhar com todos vocês e tomara que o pessoal da saúde de São Miguel também vejam: 
Depois de reunir todos os profissionais envolvidos no atendimento como enfermeiros, médicos, pessoal dos PSFs, enfim...Elabora-se uma relação e medicamentos e insumos a serem adquiridos e essa relação ficaria a disposição de todos os profissionais.
A relação de medicamentos e insumos é classificada de acordo com o valor dos medicamentos depois de multiplicado a quantidade vezes o preço em ABC, os itens “A” representam 80% do custo total da relação os itens “B” representam 15% da relação e finalmente os itens “C” representam 5% da relação.
O acompanhamento dos itens “A” deve ser diário e a nível gerencial, os itens “B” têm seu acompanhamento semanal e os itens “C” tem seu acompanhamento mensal.
Com toda certeza a relação de itens “A” deve ser composta de 7 ou 8 itens. O controle a nível gerencial acontece nesses itens de suma importância para o tratamento e que onera a compra de medicamentos e insumos.
A relação é única em toda a “rede” de atendimento, um médico ao consultar o paciente já sabe o que prescrever. No hospital antes da cirurgia o médico já tem conhecimento prévio das drogas e insumos disponíveis, caso precise de alguma suplementação ela deve ser feita com antecedência, além dessa rotina para os medicamentos e insumos uma medida que tem dado certo é a definição de um protocolo de atendimento amplamente divulgado, entretanto sobre esse assunto falaremos em outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário