segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Wendel + Artigo = Raio X político

Eduardo Pio X - Meio Quilo de Ousadia



Se você vota em um candidato a Prefeito é porque algumas razões lhe levaram a isso, entre elas está o fato de a maioria da população enxergar num candidato a capacidade de liderar, ou seja, ser um líder é fundamental. Se os eleitores guamaenses olharem para Eduardo Sampaio Gomes Leite, verão apenas o filho do Deputado Pio X.  Não verão um líder, não verão alguém capaz de apresentar ou propor suas próprias ideias. Ele cresceu vendo o Pai fazer política, também tenta seguir o mesmo rumo, mas ainda não consegue pensar e agir por si mesmo, é um ser dependente psicologicamente. Tomar decisões consultando pessoas mais experientes é prova de sabedoria, mas consultar as pessoas porque você não tem a capacidade de tomar suas próprias decisões, é prova de fraqueza.

Ser prefeito requer preparo, requer competência, é para pessoas que sabem administrar conflitos, é para pessoas que suportam pressão, é para pessoas que não fogem dos problemas nem pedem para outros fazerem aquilo que é de sua responsabilidade, é para pessoas que decidem. Nesse ponto podemos dizer que Eduardo Pio X é fraco, muito fraco. Não tem a maturidade necessária para enfrentar as vicissitudes do cargo de Prefeito, nas situações de grande pressão ou dificuldade ele treme, entra em desespero, se acanha e permite que outras pessoas façam o trabalho que ele deveria fazer. Isso,  é deveras perigoso para uma cidade como São Miguel do Guamá que já vem sofrendo ha anos com administrações mal sucedidas.

Outro ponto que merece destaque e contará sempre contra Eduardo Pio X é o fato dele ter feito campanha a favor da divisão do Estado do Pará. É um separatista, alguém que tentou dividir a terra que acolheu seu pai e sua mãe, a terra onde construiu seu lar e sua família, a terra que lhe deu oportunidade de melhorar de vida. Só que mais de 90% dos eleitores guamaenses disseram “Não e Não: Ninguém divide o Pará”. E agora? Agora não dá pra voltar atrás, vai ter que suportar as consequências. Seria prova de sabedoria e inteligência política se ele tivesse se posicionado de forma diferente. Afinal ele chegou em São Miguel anteontem, casou com uma guamense, está construindo sua família e já que dividir o Pará? Ele pensa que é quem? 

No mais podemos dizer que ele possui um grupo forte dentro do PDT, tem excelentes candidatos a vereador, conseguiu isolar a Lourdes Souza e se tornar o principal nome do partido, tem atuado politicamente principalmente na zona rural de São Miguel do Guamá, conta com a experiência do pai, o Deputado Pio X, para fazer as articulações, porque ele sozinho não dá conta, tem carisma e meio quilo de ousadia. É alguém que pode se posicionar bem no cenário da disputa e formar uma chapa em condições de vencer. Acredito muito pouco nessa possibilidade, mas se ela existe, é melhor não menospreza-la.

No atual momento o que existe é a boa e famosa política de bastidores, tudo pode mudar de uma hora pra outra, os grupos estão dialogando, procurando a melhor forma de sair pra disputa, só não pode ficar parado na esquina, senão vai ser atropelado.

Wendell Andrade Reis

Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário