sexta-feira, 9 de março de 2012

Administração de Campanha Eleitoral


Para a administração toda e qualquer ação deve ter planejamento, direção, controle e avaliação. Vamos falar tecnicamente de campanha eleitoral sob a ótica e uma dministrador.

Marketing Político

Toda organização tem seus rumos fundamentados considerando principalmente o anseio do consumidor. Em um projeto político não há como não considerar o eleitor que nesse caso faz às vezes do consumidor.

 O plano de negócios é uma ferramenta necessária e obrigatória nos casos de financiamento com recursos de terceiros que serve para verificar a viabilidade de qualquer empreendimento. Um dos principais tópicos do plano de negócios é plano de marketing. É com esse estudo que são traçadas diretrizes do empreendimento, produto, preço, etc. nessa etapa o profissional descobre que não pode, por exemplo: montar uma empresa de manutenção de sino de igreja, ou montar um estacionamento no bairro Jaderlândia, simplesmente por que não tem público e isso inviabiliza o negócio.

Em um projeto político não é diferente precisa-se, sobretudo consultar o eleitor, que nesse caso substitui o consumidor como alvo, toda e qualquer ação em prol desse projeto deve ser fundamentado tendo como tripé: ELEITOR, CANDIDATO E GOVERNO que carecem ter tratamentos específicos, mas são interdependentes, ou seja, o que se faz em um interfere e influencia positivamente ou negativamente nos outros dois.

Nas campanhas amadoras quase sempre tem um que é o responsável pelo marketing da campanha e as atribuições desse cargo é colar cartazes, pintar bandeiras, gerenciar os carros de propaganda e outras tarefas correlatas.

Marketing Político é muito mais do que isso, produz o resultado final de uma campanha eleitoral.

Adm. Panagiote Sotirakis
CRA PA/AP 11.437

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