sexta-feira, 16 de março de 2012

VM IMPLANTARÁ TERCEIRA MAIOR REFINARIA DO MUNDO

A Votorantim Metais vai iniciar, em 2013, a implantação do projeto Alumina Rondon, que prevê a instalação de uma usina para produção de alumina no estado do Pará, com capacidade inicial de 3 milhões t/ano, a partir de 2016, que será duplicada em 2020, devendo chegar a 6 milhões de toneladas, o que a classificará como a segunda maior do mundo.
A companhia prevê investir no empreendimento um total de US$ 3,3 bilhões, dos quais US$ 60 milhões serão despendidos já em 2012. Para alimentação da usina a VM também implantará uma mina de bauxita, que na primeira fase produzirá 7,7 milhões de toneladas e que será ampliada para 15,4 milhões t a partir de 2020. Segundo Jones Belther, diretor da empresa, que fez uma apresentação do empreendimento durante o Brazilian Mining Day, na convenção do PDAC, no Canadá, a jazida conta com reservas de 1,25 bilhão de toneladas, com teor médio de 43,1% de Al.
Para suprimento de energia, a companhia vai instalar uma termelétrica. Na primeira fase do projeto a alumina será transportada por rodovia para embarque no porto de Barcarena, mas depois a empresa deverá construir uma ferrovia. Uma novidade do projeto Rondon, conforme Belther, é que, ao contrário de outros empreendimentos de alumina o da Votorantim Metais não vai gerar a famosa “lama vermelha”. O resíduo produzido, além de ser em menor volume, será seco e depositado em uma área para posterior revegetação.

Brasil Mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário